quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Escapar Fedendo (04\2007–11\2014)


calvinapocrifo1
É com aperto no coração, mas também com sensação de dever cumprido, que estou (temporariamente?) encerrando as atividades desse blog. Mas não por algum motivo funesto – mesmo em tempos mais conturbados, o blog sempre se manteve na ativa: o escapar, como o samba, agoniza mas não morre – mas para alçar novos e mais altos vôos. Saímos da blogsfera e migramos para o domínio dos sites, ampliando nosso horizonte de possibilidades. Agora o Escapar Fedendo será definitivamente um projeto do coletivo Chic Pop, um conjunto de colaboradores, pesquisadores e curiosos, com interesse comum pela cultura de massas, em suas diversas manifestações.
CHIC POP – Clique aqui
O Chic Pop pretende também ampliar a interação com seus leitores. Desse modo, o espaço para colaboração será muito maior no novo endereço, assim como a possibilidade de compartilhamento, troca, busca, etc. A ideia é criarmos um espaço de reflexão (e curtição) coletivo, a partir de um modelo mais dinâmico.
Ao longo desses sete (já!!) anos, muita coisa boa aconteceu.
*O Falcão em pessoa, nosso Guru, enviou um email de apoio ao nosso blog, logo em seu início. O conteúdo era o seguinte:
“Olá Acauam,
Vi seu Blog –Escapar Fedendo-, muito bom, supimpa, coisa de alta catilogência!
Quanto ao prefácio para o livro, estou à disposição. Mande-me o bicho pra eu fazer o leriado.
Um abraço,
  Falcão
O prefácio em questão era pro Churrasco Grego, livro de poesia que escrevi com o parceiro\irmão José Virgínio. Acabou não rolando o prefácio,  mas o Falcão adicionou o blog a sua página de favoritos. Incrível!
* Acabamos participando ativamente do processo de “redescobrimento” do Di Melo. Isso porque por muito tempo o Escapar foi a página mais acesssada para download do único álbum do soulman pernambucano.
* Algumas postagens de amigos acabaram ganhando grande visibilidade no blog, aumentando a rede Chic Pop.
*Alguns posts renderam muitas discussões, se tornando grandes “sucessos” que até hoje rendem comentários. Um dos principais é o artigo sobre É o tchan, em que faço uma análise semiótica da canção Segura o Tchan. A polêmica ficou por conta da desconfiança dos leitores de que um produto cultural do “baixo-escalão” da música popular brasileira pudesse fornecer conteúdos para uma análise séria. Ou seja, foi uma espécie de prova-de-fogo de todo argumento sustentado pelo blog, desde o início.
* O artigo sobre Zizek proporcionou excelentes discussões e novas amizades, que se extenderam para além do blog.
As postagens mais acessadas aqui nesses sete anos foram as seguintes:
1) Di Melo (1975): 4293 visualisações (download)
2) História da Literatura Ocidental: 4247 visualizações (download)
3) Um olhar sobre “Segura o Tchan”: 3075 visualizações (análise em 3 partes)
4) Uma crítica à graciosa mala Mafalda: 2586 visualizações (análise)
5) Morre o mito: 2127 visualizações (análise Michael Jackson)
6) O que os trapalhões tem a nos ensinar sobre a estrutura do racismo: 1450 visualizações (análise racismo a partir de um episódio dos trapalhões)
Gente de todo mundo passou por aqui por esses anos: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Rússia, Polônia, Ucrânia. Fiz contatos e amizades virtuais interessantíssimas, que permanecem até hoje, e aprendi muito nesse tempo (é até engraçado comparar as primeiras postagens com as mais recentes). Espero continuar com vocês nessa nova fase.
201305070400000000003983 Vem com a gente!











Nenhum comentário:

Postar um comentário