sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Harry potter X Tim Hunter


"Muitos fãs de quadrinhos odeiam Harry Potter. Eles acreditam que o menino bruxo criado por J. K. Rowling seja uma cópia descarada e infantil de uma das mais interessantes criações de Neil Gaiman: Timothy Hunter.
Hunter surgiu na mini-série em quadrinhos Livros da Magia, em 1991 (publicada aqui pela Editora Abril). No gibi, um garoto absolutamente comum é perseguido por um quarteto de homens encapotados que revelam a ele seu potencial para se tornar o mago mais poderoso de sua época. Tentando mantê-lo no caminho do bem, Mister Io, Dr.Oculto, Vingador Fantasma e John Constantine levam o jovem Tim Hunter a uma viagem pelo passado, presente, futuro e através das dimensões, tentando mostrar a ele um panorama do desconhecido e misterioso mundo da magia.
A partir da bem-sucedida HQ, Timothy Hunter ganhou um título regular como parte do selo Vertigo, da DC Comics. Algumas das primeiras histórias foram publicadas por aqui na extinta revista Vertigo (Editora Abril) e em mini-séries da falecida Metal Pesado. Atualmente, Tim pode ser encontrado em seu novo título Hunter - The Age of Magic, ainda inédito aqui no Brasil.




Seis anos depois de seu surgimento, uma escocesa chamada Joanne Kathleen Rowling lança um livro chamado Harry Potter e a Pedra Filosofal. Como personagem principal, um garoto que descobre seu potencial para a magia quando é convidado a ingressar em uma escola especial para bruxos.
Além das semelhanças óbvias (os dois têm corujas de estimação, usam óculos e franja e são meninos e bruxos), Harry e Tim não têm absolutamente nada em comum. Enquanto as histórias do primeiro são recheadas de uma boa dose de humor e aventura infanto-juvenil, os quadrinhos de Os Livros da Magia são voltados para um público adulto, acostumado com passagens violentas e densas. Para exemplificar, enquanto em Harry Potter são necessários três livros para que o personagem tenha contato direto com a morte, em Livros da Magia só são necessárias algumas páginas para que Tim Hunter veja com seus próprios olhos as torturas da inquisição, a queda de Lúcifer ao inferno, um mago tirando coelhos mortos de sua cartola e outro se dissolvendo em sua frente...


E se tudo isso ainda não convencer os críticos de Potter a aceitar as diferenças entre as séries, talvez a palavra de Neil Gaiman em pessoa seja de alguma ajuda. Durante sua visita ao Brasil, em maio do ano passado, o aclamado criador de Sandman disse que não foi o primeiro, e nem será o último, a escrever sobre crianças e magia. Ele acredita inclusive que J. K. Rowling provavelmente nunca nem sequer leu um exemplar de Os Livros da Magia."




fonte:fonte:www.omelete.com.br/game/10000555/especial_harry_potter.aspx

Download das revistas em quadrinhos dos Livros da Magia: Livros da Magia

mais sobre:
www.abacaxiatomico.com.br/obalaio/kingdom/antigos/frame20011118.htm
www.odarainternet.com.br/supers/cinema/harry-potter.htm
www.burburinho.com/20050717.html

2 comentários:

  1. Adorei essa história de que Harry Putta é cópia de HQ... Achei interessante Tim Hunter.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa história de que Harry Putta é cópia de HQ... Achei interessante Tim Hunter.

    ResponderExcluir