segunda-feira, 16 de abril de 2007

Pérola Negra - Luiz Melodia


No início dos anos 70, já passados o impacto 'pra dentro' da Bossa Nova e recém assimilando o impacto 'pra fora' da Tropicália, a música brasileira se torna cidadã do mundo, incorporando elementos os mais diversos para compor algo com nossa cara... Tim Maia acrescenta elementos de brasilidade ao soul e mais tarde ao funk a la Montown.. Jorge Ben, Trio Mocotó e Black Rio aos poucos davam forma a um tipo bem brasileiro de Black music, o próprio samba ia ganhando novas conotações (por exemplo, com a dupla João Bosco e Aldir Blanc), enquanto elementos de um rock mais sombrio -inspirados no fusion - tomavam conta dos trabalhos de Milton Nascimento e Elis Regina.. No meio dessa zona surge um disco que ao mesmo tempo era uma espécie de simbolo complexo dessa pluralidade, e e um elemento novo que destoava completamente do que estava sendo feito.

Luis Melodia, carioca do morro do estácio, tinha tudo pra ser um sambista dos bons - e compos realmente sambas fantásticos - mas decidiu deixar-se levar pelo momento histórico privilegiado e misturar múltiplas influências. Criou um disco que é único, sem gênero ou em qualquer outra espécie de classificação. Não gerou linhagem, não criou escola nem seguidores, pois o que fez é de uma espécie de esperimentalismo diferente do que o país estava (está) acostumado, menos espalhafatoso que tropicalismo e afins, menos sóbrio e pop que os mineiros do clube, com muito mais arestas que o samba rock de Jorge Ben... O próprio disco já era um samba do criolo doido. Tem gêneros tradicionas - o samba canção de Estácio, eu e você, gêneros tradicionas mas com elementos de desconstrução - os gritos insanos no forró de janeiro, musicas que misturam diversos gêneros - estas caminham para um anticlimax, tanto pela resolução musical quanto pelo nom-sense da letra - gêneros que são tradicionais, mas não no Brasil, como no pop swing de Objeto h, etc... Quando a música segue um sentido mais tradicional (embora quase sempre com um ou outro sutil efeito inusitado), a letra caminha para o nom-sense (O sol, não adivinha/ Baby, é magrelinha/ No coração do Brasil).

Arranjos sutis (Pérola Negra só tem piano, baixo e naipe de metais) precisos e conscientes, mistura de ritmos sem nacionalismo gatuíto, muitas vezes chocando varios gêneros dos países centrais para resignificá-los, sem apelar para coloridos tupiniquins. Outras vezes a resignificação se dá pela letra, cujo sentido fica em suspenso (e sem ter uma prioridade ritmica tão marcada como em Jorge Ben). Estilo de interpretação fantástico - o cara canta muito. Caso o disco não fosse tão bom, integraria a lista dos mais fundamentais do Brasil pelo que mantém de inusitado, sendo um caso único e peculiar...


Pérola Negra - 1973 - POLYGRAM

Direção de Produção: Guilherme Araújo

Direção Musical: Perinho Albuquerque

Direção de Estúdio: Sérgio M. de Carvalho

Técnicos de Gravação: Luigi, Luiz Paulo, Yeddo

Estúdio: Phonogram - Somil

Arranjos: Perinho Albuquerque, Arthur Verocai (Prá Aquietar)

Corte: Joaquim Figueira

Fotos e Capa: Rubens Maia

Arte do CD: Vanessa Stephanenko



1.Estácio, Eu E Você (Luiz Melodia)

Com o Regional de Canhoto


2.Vale Quanto Pesa (Luiz Melodia)

Violão e Viola: Perinho Albuquerque

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino

Bateria: Lula

Percussão: Robertinho e Luis Paraguai


3.Estácio, Holly Estácio (Luiz Melodia)

Violão: Perinho Albuquerque

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino

Bateria: Robertinho

Gaita de Boca: Rildo Hora


4.Prá Aquietar (Luiz Melodia)

Piano: Hugo Bellard

Baixo: Fernando Leporace

Guitarra: Hyldom

Bateria: Pascoal

Arranjo e Regência: Arthur Verocai


5.Abundantemente Morte (Luiz Melodia)

Violão e Guitarra: Perinho Albuquerque


6.Pérola Negra (Luiz Melodia)

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino


7.Magrelinha (Luiz Melodia)

Guitarra: Perinho Albuquerque

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino


8.Farrapo Humano (Luiz Melodia)

Guitarra: Piau

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino

Bateria: Lula

Percussão: Robertinho e Luis Paraguai


9.Objeto H (Luiz Melodia)

Violão e Guitarra: Perinho Albuquerque

Piano: Antonio Perna

Baixo: Rubão Sabino

Bateria: Lula


10.Forró De Janeiro (Luiz Melodia)

Violão e Viola: Perinho Albuquerque

Acordeão: Dominguinhos

Baixo: Luis Alves

Percussão: Robertinho, Lula e Luis Paraguai

Part. Esp.: Damião Experiença