quinta-feira, 26 de abril de 2007

Origens do Blues - Parte 1




LEADBELLY - Grande parte da popularidade do blues entre a platéia branca se deve a Huddie Ledbetter, um sujeito nascido em 1889 na Louisiana e que o mundo conheceria apenas como Leadbelly. Aos 14 anos Leadbelly já dominava o violão com maestria, após ter passado boa parte da infância ouvindo blues, música folk e spirituals. Nessa época, o pequeno Leadbelly era freqüentador assíduo dos bordéis de Mooringsport onde, além de se divertir com a mulherada, assistia a performances de velhos bluesmen.

Nos primeiros anos do século XX, Leadbelly trocou o violão pelo instrumento que seria sua marca registrada, a viola de 12 cordas. Além deste instrumento, o músico também dominava o bandolim, acordeão, piano e gaita de boca. Em 1915 ele acompanha por um tempo o lendário Blind Lemon Jefferson, com quem aprende a técnica do slide guitar. Em 1917, Leadbelly se mete em uma confusão e acaba matando um cara com um tiro. Condenado a 30 anos de trabalhos forçados na prisão texana de Shaw State, ele se torna um dos presos mais populares do local devido a seus talentos musicais. Oito anos depois, a prisão recebe a visita do governador Pat Neff que, sensibilizado com as canções de Leadbelly, resolve conceder perdão ao músico.

Leadbelly volta a estrada, mas em 1930 é preso novamente e sentenciado a 30 anos de cadeia por tentativa de assassinato. Foi cumprindo pena na penitenciária agrícola da Louisiana que ele conheceu o pesquisador John Lomax, que viajava pelo sul dos Estados Unidos com seu filho Alan, coletando canções tradicionais para os arquivos da Biblioteca do Congresso. Leadbelly era tudo que os pesquisadores sonhavam encontrar, uma enciclopédia ambulante do tradicional cancioneiro popular americano. Com a ajuda de Lomax, Leadbelly é solto mais uma vez e passa a trabalhar como motorista para o pesquisador. Enquanto isso, o músico gravava em equipamentos semi-amadores o máximo de canções que ele conseguia. Lomax planejava transformar Leadbelly em uma estrela e, de quebra, ganhar rios de dinheiro. Para isso, o agora empresário passou a promover Leadbelly quase como uma atração circense. Aproveitando o fato de que Leadbelly havia passado algumas temporadas na cadeia, Lomax fazia o pupilo se vestir com roupas listradas de presidiário em suas apresentações e sessões de fotos. Outra artimanha de Lomax foi a de dar créditos a si mesmo como co-autor das canções escritas por Leadbelly.

Após romper com Lomax, Leadbelly se mudou para Nova York, onde conseguiu grande respeito entre a cena folk local, chegando a trabalhar até mesmo com Woody Guthrie. Nessa época, ele passou a enfatizar em suas letras aspectos sociais, como injustiça e racismo antecipando as temáticas que o gênero abordaria nos anos 50 e 60. Após uma série de problemas de saúde, Leadbelly morreu em 1949. Suas músicas continuaram a ser gravadas por gente como Beach Boys ("Cottonfields"), Led Zeppelin ("Gallows Pole", que Jimmy Page, marotamente, não creditou ao autor) e Nirvana (a arrepiante "Where Did You Sleep Last Night").
[fonte: http://www.gardenal.org/marcadiabo/galeria39.htm]

Amigos... Existe uma famosa publicação chamada "All Music Guide", que revisa e ranqueia mais de 20,000 álbuns de mais de 4,000 diferentes artistas em '20 categorias' diferentes de música. Geralmente eles selecionam em torno de 7 álbuns de cada artista (entre eles algumas coletâneas) e sugerem o que é bom, razoável e também aquilo que não pode faltar na prateleira de quem curte o artista, ou o genêro musical, etc. No caso do Leadbelly, Eles dedicam duas páginas inteiras (1/3 com a fascinante história desse cara que está resumida acima!) e neste espaço, eles (especialista no assunto) cuidadosamente resenham acerca dos albuns citados....Do Leadbelly não comentam nada menos que 24 discos! Todos possuem acima de três marcas de qualidade (numa escala de 1 a 5 marcas!) e entre eles três recebem uma estrela branca ( de disco essencial)...Deixo aqui disponível a Coletânea "Where did you Sleep Last Night",que possui gravações originais de Leadbelly cuidadosamente remasterizadas em 1996. Divirtam-se!

Links pra download:
Parte 1: Leadbelly_Night1
Parte 2: Leadbelly_Night2
Parte 3: Leadbelly_Night3

Nenhum comentário:

Postar um comentário