terça-feira, 10 de abril de 2007

Fela Kuti


Resumo da ópera para quem nunca ouviu falar neste cara: Fela Anikulapo Ransome Kuti naceu Abeokuta, Nigéria (1938) em uma familía de classe média. Sua mãe, Funmilayo Ransome - Kuti, foi uma feminista ativa em um movimento anti - colonial, e seu pai, Reverendo Israel Oludotun Ransome-Kuti, foi o primeiro presidente da União Nigeriana de Professores. Ele mudou-se para Londres em 1958 com a intenção de estudar medicina, mas ele decidiu estudar música em um lugar na "Trinity College of Music". Enquanto lá, ele formou a banda "Koola Lobitos", tocando um estilo de música que Fela chamou de "Afrobeat". O estilo era uma mistura de Jazz Americano com "West African Highlife". Em 1963 Fela mudou-se de volta para a Nigéria e trabalhou como produtor de rádio para "Nigerian Broadcasting Corporation". Em 1969 Fela levou a banda para os Estados Unidos, e lá descobriu o movimento "Black power" atráves de Sandra Izsadore uma amiga do "Black Panther Party" qual ele teria uma alta influência em suas musicas e em suas visões politícas e renomeou sua banda para "Nigéria 70". Há que afirme que James Brown viu um do shows desse cara na década de 70 nos EUA e pirou admirado dizendo: "Esse cara quebra tudo".
Além do mais, a vida desse cara foi recheada de pirações e fervor...


Decidiu, em 1974, que sua residência seria um estado independente e lhe deu o nome de república Kalakuta. Depois de meter a boca nas autoridades, em um show de 77, viu sua mãe morrer durante uma invasão policial à sua casa. A senhora Olufunmilayo Ransome-kuti, então com 77 anos, foi arremessada pelos invasores do primeiro andar de Kalakuta. Ficou 27 dias no xadrez. Em 1978, casou em uma mesma cerimônia com 27 mulheres (muitas delas dançarinas e cantoras de sua banda) e batizou todas com seu sobrenome: Anikulapo-Kuti. Se candidatou, em 1979, à presidência da república da Nigéria. Candidatura rejeitada. Foi preso de novo. Dessa vez, em 1984, amargou 20 meses de reclusão. Morreu de Aids em 1997.


Espremeu o funk e o jazz, adicionou tempero africano e garantiu o sabor do caldo com o seu próprio talento e a extrema competência dos músicos que formaram suas big-bands. Inventou o afrobeat. Especialista na construção do grooves sólidos e duradouros, Fela gostava de sustentar a introdução instrumental por 10 ou 15 minutos – inserindo a melodia somente do meio para o final das músicas. Para isso, contava sempre com a levada de Tony Allen, linhas de baixo pulsantes e pontuação agressiva dos metais. Gravou mais de 80 discos em 30 anos.
Deixo para os interessados os links de um bom albúm (disco duplo) para serem baixados (download de graça e rápido): Fela Kuti "The Black président":
disco1:
http://rapidshare.com/files/24392475/The_black_pr_sident_disc_1.rar
disco2:
http://rapidshare.com/files/24420897/The_black_pr_sident_Disc_2.rar
e de brinde, deixo o link para uma gravação de uma Jam em 1983: "African Jam Session" de Fela Kuti, sua banda, Ian Anderson do Jethro Tull, Jack Bruce entre muitos outros( vale a pena ver estes caras em ação):
http://www.youtube.com/watch?v=2nmuLVGVUTs
e um bom texto, mais amplo sobre o Fela Kuti, pode ser lido no RadiolaUrbana:
http://www.radiolaurbana.com.br/index.asp?Fuseaction=Conteudo&ParentID=4&Menu=4&Materia=23
e boas refêrencias de discos do cara, podem ser tiradas do "All Music Guide"...


.Thiago "Bob" Coutinho-Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário